A Liga Muçulmana, campeão nacional, venceu este sábado (09) o Desportivo de Nacala por 1 a 0, em jogo da 17ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola. O golo dos muçulmanos foi marcado por Liberty a passagem do minuto 92.
Foi uma partida em que a equipa de Sérgio Faife Matsolo entrou praticamente ao ataque face a um Desportivo de Nacala que desde cedo vinha a Maputo para lutar pelo empate. Akil Marcelino escalou a sua formação num 5-2-3, deixando Carvalho como o avançado referência.
Os muçulmanos foram os primeiros a criar perigo, decorria o minuto 6 quando Telinho depois de uma combinação com Zico, que ajeitou o esférico com a cabeça, rematou para uma defesa atenta de David.
Na resposta dos forasteiros Carvalho do meio da rua desferiu uma bomba que saiu por cima da baliza de Milagre.
A Liga Muçulmana dominava em termos de posse bola mas não conseguia furar a muralha defensiva montada por Akil Marcelino. A passagem do minuto 16 Bhéu num centro remate obrigou David a uma defesa de recurso para segurar o nulo. No segundo quarto de hora a partida baixou de intensidade e as duas equipas não criaram nenhum lance digno registo.
Aos 44 minutos Telinho inicia uma jogada no meio campo, combina com Imo e rematou a figura de David que, na primeira etapa foi a melhor unidade dos canarinhos de Nacala.Com o nulo as duas foram ao intervalo.
Liberty evita o nulo ao cair do pano
No reatamento, tal como aconteceu na primeira etapa os muçulmanos voltaram a entrar na mó de cima. E a passagem do minuto 50, Zico rematou cruzado e Telinho fica a poucos da emenda.
Por seu turno, o Desportivo de Nacala continuava com o seu jogo defensivo, baixou as suas linhas com intuito de explorar a velocidade de Zé e Carvalho que eram duas sectas apontadas a baliza de Milagre. Aos 53 minutos Kito combina com Imo e flecte pelo franco direito, cruza para a pequena área onde apareceu Telinho a rematar para uma excelente intervenção de David.
Sérgio Faife Matsolo não estava feliz com o desempenho da sua equipa e depois do minuto 65 efetuou três substituições numa sentada. Entraram Avelino, Jerry e Muandro para os lugares de Zico, Bhéu e Imo. Mesmo com as alterações, os muçulmanos não conseguiam desfeitear a defensiva do seu rival.
A passagem do minuto 74, Kito com um passe milímetro coloca Avelino na boca da baliza, mas o dianteiro muçulmano não teve frieza, com apenas David pela frente rematou por cima. Na resposta o Desportivo de Nacala esteve a centímetros do golo se não fosse a barra transversal da baliza de Milagre a devolver um fortíssimo remate de Zé.
No minuto 90, Eusébio com um passe teleguiado descobre Telinho na marca da grande penalidade que, sem marcação rematou e viu o seu remate a ser devolvido pela barra, quando David já estava completamente batido.
Aos 92 minutos, na sequência de um livre à entrada da área a castigar uma mão de Stiven, Liberty desferiu um remate soberbo que só foi cair no fundo das malhas de David que ate se esticou mas não conseguir parar o remate do medio muçulmano.
Antes de se esgotarem os cinco minutos de compensação dados pelo árbitro, Samuel Nuvunga, Telinho numa jogada individual recebeu a bola a entrada da área passou por três adversários e rematou para uma excelente defesa de David. A partida terminou um a zero a favor da equipa da casa.
Com esta vitória, os Muçulmanos consolidaram a liderança, somando agora 41 pontos, mais 13 que o Ferroviário de Nampula que só vai entrar em cena este domingo.