Mais de 58 mil alunos do primeiro e segundo ciclos do ensino básico vão beneficiar de assistência alimentar e cuidados médicos de forma gratuita até finais do próximo ano, nos distritos de Muecate e Nacarôa, em Nampula, à luz do projecto “Alimentação Escolar”, promovido pelo Governo moçambicano, com suporte financeiro dos Estados Unidos da América.
Avaliado em 14 milhões de dólares norte-americanos, o projecto está a ser desenvolvido pela Visão Mundial, uma organização não-governamental que opera em Moçambique há vários anos. De acordo com José Daniel, gestor adjunto do projecto, para além do lanche escolar, o projecto contempla ainda as acções de capacitação dos professores, assim como a construção de latrinas e infra-estruturas escolares.
De acordo com a fonte, no quadro do referido projecto, foram reabilitadas 11 escolas, sendo cinco no distrito de Nacarôa e seis em Muecate, num total de 90 que estão previstas até 2015, bem como o treinamento de cerca de dois mil voluntários de diferentes comunidades sobre as melhores práticas de higiene.
Em Nampula, a Visão Mundial Moçambique opera em várias comunidades, com maior enfoque nos postos administrativos de Intenta e Sausaua (Nacarôa), Nihessiue (Murrupula) e Imala, em Muecate.