Em partida da dupla eliminatória de acesso ao Campeonato Africano de Basquetebol, Tunísia – 2015, e aos Jogos Africanos a serem disputados em Congo Brazzaville, a selecção nacional de Moçambique derrotou a sua congénere do Botswana, por 69 a 68, e garantiu um lugar nas duas competições.
O combinado nacional partiu para este embate com uma vantagem de 29 pontos, conseguida na partida da primeira mão realizado em Maputo.
Foi um confronto em que a equipa de Horácio Martins, mas uma vez, ficou aquém das expectativas. No primeiro período, Moçambique andou a leste dos acontecimentos, o que foi bem aproveitado pela equipa anfitriã que marcou 22 pontos contra 17 do conjunto moçambicano.
No segundo período, o combinado nacional conseguiu apagar a pálida imagem deixada no primeiro. Nesta etapa, os vice-campeões dos Jogos Africanos converteram 21 pontos, mais nove que a equipa tswana e foi ao intervalo a vencer por 38 a 34.
Os moçambicanos voltaram a ter uma prestação notável no terceiro período, ou seja, no reatamento. Jogando diante do seu público os anfitriões não conseguiam furar a muralha defensiva montada por Horácio Martins. Esta fase terminou com o resultado de 57 a 50.
O quarto e derradeiro período foi de domínio da selecção Botswana, mas por culpa da formação moçambicana que voltou a fazer uma péssima exibição em todos os sentidos. Os anfitriões marcaram o dobro dos pontos da equipa de Horácio Martins. A partida terminou com o resultado de 69 a 68, a favor de Moçambique.
Com este resultado, o combinado nacional garantiu o apuramento para o Afrobasket e os Jogos Africanos.