Com um golo solitário de Isac aos 74 minutos, o Maxaquene derrotou, este sábado, o Desportivo de Maputo por 1 a 0, numa das partidas que abriram a disputa da sétima jornada do Moçambola. Com este resultado, os tricolores assumiram provisoriamente a liderança, visto que o Ferroviário de Maputo, líder à entrada desta ronda, vai jogar no domingo (26). Na outra partida, realizada neste sábado, o EHN de Vilanculo e a Liga Desportiva não foram além de uma igualdade sem golos.
Parece que Chiquinho Conde, na presente temporada, tem a fórmula para ganhar os dérbis, visto que em três dérbis o Maxaquene soma igual número de vitórias. Neste sábado (25), os tricolores agudizaram a crise do seu vizinho, Desportivo de Maputo que não vence desde a jornada inaugural.
Foi uma partida em que os alvinegros eram obrigados a vencer para sair da vergonhosa última posição, porém, encontraram pela frente um rival muito organizado no seu sector mais recuado, Na etapa inicial as duas formações criaram várias oportunidades para inaugurar o marcador. O Maxaquene foi primeiro a criar perigo, Isac, dentro da grande área, rematou e a bola passou ao lado da baliza de Wilson.
O Desportivo responderia com um portente remate de Lanito, mas o esférico passou por cima da barra transversal da baliza de Simplex. Antes do segundo quarto de hora, numa jogada de contra-ataque, Whisky com passe magistral isolou Lukaman que rematou ao alcance de Wilson.
Os alvinegros dominavam no que toca a percentagem de bola, mas não conseguia acertar com as redes de Simplex. Que o diga Lala que lançado por Carlitos acertou na trave. Com o nulo foi-se para o intervalo.
Isac, mais uma vez, resolve
Com sede de vitórias, o Desportivo de Maputo voltou a entrar na mó de cima na etapa complementar e volvidos cinco minutos após o reinício de jogo, Lanito, do meio da rua, rematou por cima.
Aos 56 minutos, Lukman completou o corredor direito e cruzou para a grande área onde estava Isac que rematou para uma defesa apertada de Wilson e a bola sobrou para Rachid que empurrou-a para o fundo das redes, mas o golo foi anulado por um pertenço fora de jogo do jogador tricolor.
A equipa de Antero Cambaco conseguia fazer um futebol de encher o olho, mas não tinha frieza na zona de rigor. À passagem do minuto 66, Efraim descaiu da esquerda para o centro e rematou forte para uma defesa enorme de Simplex.
Diz a velha máxima que “quem não marca arriscasse a sofrer” e foi o que aconteceu aos 74. Depois de ganhar um ressalto perto da grande área, Lukman isolou Isac que atirou forte para o fundo das malhas de Wilson.
Em desvantagem, o Desportivo lançou-se ao ataque a busca do golo da igualdade e quando faltavam dois minutos para o final do tempo regulamentar, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Lanito, William, na linha da pequena área, cabeceou e viu a bola ser devolvida pelo poste esquerdo de Simplex que, diga-se, estava completamente batido.
Com o 1 a 0 a favor do Maxaquene terminou o embate. Com este resultado, os tricolores isolaram-se provisoriamente na liderança com 15 pontos, mais dois que a Liga Desportiva que, neste sábado, não foi além de uma igualdade sem golos com o ENH de Vilanculo e o Ferroviário de Maputo que só vai entrar em cena no domingo (26).
Refira-se que a jornada sete ficará completa este domingo com a realização de cinco jogos.
Jogos de domingo (26)
Ferroviário de Maputo X 1º de Maio de Quelimane (Estádio da Machava)
Ferroviário de Nampula X Clube de Chibuto (Estádio Municipal de Nampula)
Ferroviário de Quelimane X Desportivo de Nacala (Campo do Ferroviário de Quelimane)
Ferroviário de Nacala X HCB de Songo (Campo da Bela Vista)
Ferroviário da Beira X Costa do Sol (Caldeirão do Chiveve )