Obras clássicas de Bach, Vivaldi, Beethoven, Kreisler, Piazzolla, Nisinman, Rachmaninov, entre outros, vão encantar a capital moçambicana entre os dias 5 e 9 de Maio. É a abertura da temporada de música clássica que desde 2005 faz parte do roteiro cultural de Maputo.
Músicos de prestígio, vindos da África do Sul, Inglaterra, Portugal, Ucrânia, Israel, Argentina, Brasil, Japão, Noruega juntam-se a jovens moçambicanos, formados pela orquestra Xiquitsi, numa semana que terá também, e pela primeira vez em África, os Tango Factory.
A temporada abre com uma sessão de gala no Salão Nobre do Concelho Municipal de Maputo, onde David Juritz no violino, Maya Egashira no violino, Simon Tandree na viola, Audun Sandvik no violoncelo, Tiago Pinto Ribeiro no contrabaixo, Kika Materula no oboé, Chen Halevi no clarinete, Marcelo Nisinman no bandoneón, Natacha Kudritskaya no piano, Sveinung Bjelland no piano, Ensemble Xiquitsi vão tocar obras de J.S Bach, A.Vivaldi, L.V.Beethoven, F. Kreisler, A. Piazzolla, M. Nisinman entre outros.
No dia 6, vão-se poder escutar no teatro avenida obras Vieuxtemps, Rachmaninov, C. Saint Saens, S. Prokofiev, M.Nisinman tocadas por David Juritz no violino, Maya Egashira no violino, Simon Tandree na viola, Audun Sandvik no violoncelo, Chen Halevi no clarinete, Marcelo Nisinman no bandoneón, Natacha Kudritskaya no piano, Sveinung Bjelland no piano.
A noite do dia 7 será “Fora de Série”, no teatro Avenida, com Tangos desde Gardel ao compositor e bandoneonista Argentino Marcelo Nisinman.
No dia 8 a programação clássica inclui obras de Rossini, Martinu, Paganini, W. Kroll e Mozart, interpretadas por David Juritz no violino, Maya Egashira no violino, Simon Tandree na viola, Audun Sandvik no violoncelo, Eurico Ferreira Mathias no violoncelo, Tiago Pinto Ribeiro no contrabaixo, Sveinung Bjelland no piano.
A última noite de música clássica, da primeira série de concertos que devem acontecer este ano, termina com obras de Crusell e Schubert tocadas por Kika Materula no oboé, David Juritz no violino, Maya Egashira no violino, Simon Tandree na viola, Audun Sandvik no violoncelo e Eurico F. Mathias no violoncelo.