Quantcast
Channel: @Verdade online
Viewing all articles
Browse latest Browse all 11095

Faltam poucas horas para o Festival AZGO!

$
0
0

Estamos já na contagem regressiva rumo ao maior evento de música internacional do país. Poucas horas separam-nos dos mais sonantes nomes da música moçambicana, africana e do mundo; dos delírios, do êxtase.... O Festival AZGO terá lugar entre os dias 22 e 23 de Maio, no campus principal da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo. Os espectáculos terão início às 16 horas com a abertura dos portões.

Com o lema “Celebrando a Paz e a Harmonia Humana”, a 5ª edição do Festival traz para este 2015 diversos atractivos, com a criação de uma revista AZGO – a ser publicada em Agosto próximo –, a introdução de uma nova plataforma de conversações sobre as artes em Moçambique – AZGO Dialogar –, incluindo o AZGO Cinema e AZGO Social, que este ano pretende prestar apoio a mais de 200 crianças do Infantário Provincial de Gaza, numa acção de responsabilidade social.

No que diz respeito a questões organizacionais dos palcos, neste ano, não haverá surpresas. Ainda se continua no rol das homenagens ao músico moçambicano Fany Fumo e ao dramaturgo e poeta revolucionário português Gil Vicente.

Entretanto, para abrir o palco numa animação de misturas, por volta das 16h30 do primeiro dia, 22 de Maio, a missão está a cargo de Dj Júnior. A partir das 18h30 o vencedor do recém-terminado concurso Batalha das Bandas terá a oportunidade de esquentar o palco tendo em vista os mais velhos. Aliás, os já consagrados.

Ainda na mesma noite, a Orquestra Djambo, o novato Sérgio Muiambo, Chico António, Zal Sissokho, Sérgio Perere, a diva sul-africana Lira, 123, a Orquestra da UEM, Mingas, Uhuru e Liloca farão a festa até ao raiar do sol, por volta das quatro horas da madrugada.

No segundo dia, as festividades serão iniciadas às 9 horas da manhã com o programa infantil AZGOZITO que só dará lugar aos espectáculos por volta das 15 horas, com a actuação de Majestic Sound System. Às 16 horas, os Indisciplinados terão o poder no palco voltando, mais tarde, os Majestic Sound System.

Quando forem pontualmente 17 horas, o grupo de Dança Massacre subirá ao palco Fany Fumo para sacudir a poeira e chamar o público à festa. Depois do xigubo dos “massacrados”, os músicos Floewe, Sweet, Sweet Moon, Cláudio Ismael, Joanna Serrat Trio, Black Jesus Experienc, True Vibenation, Duas Caras e Tres Agah, Tucan Tucan, Mi Casa, DjDilson e Dj Júnior levarão os presentes ao delírio.

No entanto, para o efeito, o AZGO vai contar com um novo parceiro, a Universidade Eduardo Mondlane, com vista à cedência de espaço para o evento, e em contrapartida os estudantes daquela instituição de ensino terão como privilégio descontos nos bilhetes de ingresso.

De referir que para esta edição, o festival é realizado, também, em homenagem ao artista plástico Naguib, sucedendo ao finado Malangatana Valente Nguenha, homenageado nas edições anteriores.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 11095