Três cidadãos com idades compreendidas entre cinco e 28 anos perderam a vida vítimas de afogamento, entre 20 e 21 de Maio em curso, nas províncias de Maputo, Nampula e Niassa.
O primeiro caso envolve um menor de 10 anos de idade, que se afogou numa lagoa, no bairro Natiquire, em Nampula, quando se encontrava a nadar na companhia de amigos. O cadáver da vítima ainda não foi encontrado e as buscas continuam visando o seu resgate.
O segundo incidente deu-se na lagoa Tamo, bairro Changanane, no Niassa, onde um cidadão, de aparentemente 28 anos de idade, morreu afogado. O terceiro caso ocorreu na zona do Patrice Lumumba, célula “A”, no município da Matola, onde uma criança de cinco anos de idade foi encontrada sem vida num poço.
Segundo David Cumbane, porta-voz do Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP), os pais e encarregados de educação devem ter mais atenção com as crianças, porque cada passo que forem a dar longe dos mais velhos pode ser catastrófico, como aconteceu numa certa família no bairro Patrice Lumumba. Devem, também, evitar mandar os petizes para acarretar água nos poços ou outros sítios considerados perigosos para menores de idade.
Num outro desenvolvimento, o agente de salvação pública disse que está preocupado com os incêndios, porque só na semana passada o SENSAP registou 16 casos em todo o país, dos quais quatro em residências, três em estabelecimentos comerciais, dois em caixotes de lixo e os restantes em diferentes instalações.
“Aconselho a sociedade a desligar os fogões sempre que se ausentar da residência, deixar os candeeiros longe do alcance dos petizes, evitar a sobrecarga nas instalações eléctricas, solicitar (sempre) um técnico quando houver queima de fusíveis, aquecimento dos fios, disparo de disjuntores e solicitar os bombeiros em caso de incêndios ou sinistros, através do número 82198”, apelou David concluiu Cumbane.