Oito pessoas perderam a vida, 32 contraíram ferimentos, das quais oito graves, em resultado de três sinistros rodoviários ocorridos na última quarta-feira (20), nas províncias de Maputo, Manica e da Zambézia.
Destes acidentes, o primeiro acontece por volta das 12h30 no distrito de Pebane, na Zambézia, onde quatro pessoas morreram, nove ficaram ligeiramente feridas e sete em estado grave, quando um carro se despistou e capotou devido ao excesso de velocidade. A desgraça envolveu um transporte semi-colectivo de passageiros.
O segundo caso deu-se por volta das 15h15 na Estrada Nacional número 4 (EN4), nas imediações da Casa Branca, em Maputo. Trata-se de um acidente do tipo despiste e embate contra uma residência, o qual envolveu também um transporte semi-colectivo de passageiros do tipo mini-bus. Três indivíduos perderam a vida e 11 ficaram ligeiramente feridas.
Ainda na província de Maputo, ocorreu um acidente do tipo choque frontal entre duas viaturas particulares, que causaram quatro feridos graves, perto das 23H00, na Estrada Velha, próximo as bombas de combustível.
O terceiro acidente aconteceu na Estrada Nacional número 6 (EN6), no posto administrativo de Vanduzi, em Manica, onde uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida devido ao excesso de velocidade.
O porta-voz do Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP), David Cumbane, apelou aos automobilistas, em particular aos “chapeiros” para que se lembrem sempre de que transportam vidas e não mercadorias; por isso, devem respeitar as normas elementares de trânsito e evitarem infracções que possam culminar em tragédias.
“Todo o condutor deve pautar pela prudência e implementar as regras básicas de condução, respeitar os peões, abandonar a prática de condução sob o efeito do álcool e evitar fazer da estrada uma pista de corridas”, concluiu Cumbane.