O treinador da equipa de hóquei em patins do Benfica, Pedro Nunes, será o seleccionador de Moçambique com vista ao Campeonato Mundial da modalidade que será disputado na França em Junho do ano em curso. A cedência do técnico encarnado está prevista num protocolo assinado nos meados do mês corrente em Lisboa, capital de Portugal, entre o clube português e a Federação Moçambicana de Patinagem (FMP), que inclui ainda diversos programas na área da formação.
Pedro Nunes regressa ao comando técnico da selecção nacional quatro anos depois, visto que foi ele que conduziu Moçambique ao histórico quarto lugar no “Mundial” de San Juan realizado em 2011 naquela cidade Argentina.
De acordo com Nicolau Manjate, presidente da Federação Moçambicana de Patinagem (FMP), o seu elenco acredita que com a vinda do treinador português Moçambique vai conseguir resultados satisfatórios no Campeonato do Mundo da modalidade de patinagem.
"Temos a plena confiança de que este memorando que assinámos contempla a cedência do grande treinador Pedro Nunes. Temos grande esperança de que, com o trabalho dele e com o nosso, os resultados vão ser satisfatórios. A selecção nacional vai ter a oportunidade de fazer todo o seu estágio no pavilhão da Luz e isso para nós é glorificante".
Por seu turno, Pedro Nunes manifestou o seu "orgulho e satisfação" por lhe ter sido renovada a confiança de orientar a selecção de Moçambique.
"Agradeço ao meu clube por me ter dado esta possibilidade e à FMP o reforço da confiança manifestada desde 2011. Para mim, enquanto pessoa e profissional de hóquei em patins, é muito bom poder novamente trabalhar com a selecção de Moçambique, e de alguma maneira retribuir aquilo que o hóquei de Moçambique fez em tempos antigos pelo hóquei português".
Manifestando capacidade de trabalho o técnico sublinhou que o estágio com a seleção de Moçambique só começará depois de terminadas todas as competições oficiais em Portugal.
Estágio em Portugal
Os hoquistas nacionais que evoluem intramuros estão de malas aviadas para a capital portuguesa, Lisboa, onde vão cumprir a segunda e derradeira fase de preparação tendo em vista a participação do combinado nacional na 42ª edição do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins do grupo, que se disputa na cidade francesa de La Roche – Sur – Yon, de 20 a 28 de Junho.
Dos 16 atletas pré-convocados apenas cinco seguirão viagem para Portugal onde se vão juntar aos hoquistas Filipe Navais, Igor Alves, Marinho, Nuno Araújo, Frederico Pinto e Bruno Saraiva, que evoluem no velho continente.
Refira-se que no último “Mundial” realizado em Angola, Moçambique terminou a competição na sétima posição, o que lhe valeu o estatuto da sétima melhor selecção do mundo no que toca à modalidade de patinagem.
Lista dos atletas pré-convocados:
Estrela Vermelha de Maputo - Kevin Pimentel, Momed Bouanar, Mercy Mungoi, Lucas Cossa, Ivan e Espiros Esculudes;
Desportivo de Maputo - Bruno Pimentel, David Pimentel, Félix Gomes e Arnaldo Queiroz;
Ferroviário de Maputo - Nuno Tavares, Nelson Miquessene, Juma e Samuel António;
Académica de Maputo - Afonso Quinze e Eduardo Costa.