O número de óbitos em consequência de acidentes de viação, na semana antepassada, subiu de 47 para pelo menos 69, na semana finda, além de 55 feridos graves e 28 ligeiros, em resultado de 54 sinistros ocorridos em diferentes rodovias de moçambicanas.
Relativamente aos dois períodos em análise, os acidentes de viação aumentaram, também, de 48 para 54, os feridos de 51 para 83, entre graves e ligeiros.
Segundo a Polícia da República de Moçambique (PRM), em igual período de 2014 pereceram 42 pessoas. As províncias de Maputo, de Tete, de Nampula e do Niassa registaram maior número de casos entre 16 e 22 de Maio em curso.
Dos 54 sinistros ocorridos nesse período, 36 resultaram do excesso de velocidade, cinco da má travessia de peões, quatro de cruzamentos irregulares, três de ultrapassagens irregulares, quatro de cortes de prioridade e dois de deficiências mecânicas.
Com vista a inverter esta tragédia, foram fiscalizadas cerca de 33.629 viaturas e 7.316 condutores autuados por violação das regras de trânsito. Na mesma operação, a Polícia de Trânsito (PT) emitiu 75 avisos de multa a automobilistas que conduziam sob o efeito do álcool, apreendeu 28 livretes por diversas infracções ao Código de Estrada e deteve seis indivíduos que conduziam ilegalmente.