Quantcast
Channel: @Verdade online
Viewing all articles
Browse latest Browse all 11095

Não à estigmatização!

$
0
0

A capital moçambicana, Maputo, acolhe, no próximo sábado (06), um concerto musical de Hip Hop da banda “All for Peace and Health” (Todos pela Paz e Saúde, em português), com o objectivo de promover a tolerância, a paz e a saúde, incluindo a sensibilização para o estigma e a discriminação em relação ao VIH/SIDA. Para além disso, pretende-se com o “show” ajudar os infectados a assumirem a sua auto-estima e a aderirem aos tratamentos. O evento terá lugar no Café-Bar Gil Vicente, às 19 horas.

O espectáculo idealizado pelo artista de Hip Hop moçambicano, Flash Enccy, é patrocinado pela Embaixada dos Estados Unidos em Moçambique através do Programa de Pequenos Projectos do PEPFAR (Plano do Presidente dos E.U.A. para o Alívio da SIDA) e contará também com a presença de 2Caras, Jazz P, Tira Teimas, Ras Skunk, Dj Asnepas, entre outros.

Embora seja um evento organizado com o intuito de discutir – com os amantes da música e não só – diversos assuntos relacionados com o vírus do VIH/SIDA, pretende-se igualmente levantar questões relativas à estigmatização, como é, por exemplo, a vida de um seropositivo na sociedade moçambicana.

Os Estados Unidos da América são parceiros importantes de Moçambique no combate ao VIH/SIDA e, através do PEPFAR, têm vindo a disponibilizar, em média, cerca de 270 milhões de dólares anuais para ajudar os moçambicanos que vivem com o vírus da SIDA, no sentido de estes terem uma vida mais saudável e positiva graças ao tratamento anti-retroviral, designadamente no que diz respeito a: mães grávidas seropositivas para que gerarem crianças livres do vírus do VIH; crianças órfãs e vulneráveis devido ao VIH/SIDA; formação de pessoal da saúde; ao apetrechamento de laboratórios para o diagnóstico do VIH/SIDA e Tuberculose, entre outras actividades.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 11095