O Desportivo de Maputo voltou a vencer o Ferroviário de Maputo, nesta terça-feira(30), no 2º jogo da Final da Liga Basquetebol sénior masculino, por 68 a 49 e, caso vença o 3º jogo, agendado para esta quinta-feira(02), será o novo campeão nacional.
Os mais de trezentos adeptos que pagaram o ingresso voltaram a presenciar um verdadeiro hino a modalidade da bola ao cesto, no pavilhão do Maxaquene, em Maputo.
Ao contrário do 1º jogo os locomotivas entraram melhor para a quadra, afinal estavam em desvantagem e pareciam trazer a lição bem estudada, não dando espaços o Pio Matos Jr, que coordenava os ataques dos campeões da Cidade de Maputo.
Com a marcação serrada ao seu base-armador, os alvi-negros tiveram grandes dificuldades para criar as jogadas ofensivas e perderam o primeiro quarto por 20 a 17 pontos.
No segundo período, o Ferroviário perdeu “gás” e o Desportivo cresceu, Pio Matos Jr libertou-se da marcação e comandou a sua equipa para a reviravolta no placar, 4 a 18 foi o resultado que colocou os alvinegros na frente por 35 a 24.
Final pode ser decidida na quinta-feira
Depois do intervalo, os locomotivas de Maputo ainda esboçam alguma reacção, explorando jogadas exteriores mas Chiquinho e Manuel Ubisse não estavam com a pontaria afinada. Mesmo vendo que a estratégia não surtia o efeito desejado, a formação de Carlos Aik continuava a procurar os lançamentos triplos para reduzir a desvantagem.
Do outro lado os alvinegros estavam implacáveis na finalização, os 12 pontos marcados no terceiro período garantiam uma vantagem confortável para o derradeiro período.
Carlos Aik mexeu na sua equipa mas nem assim conseguia inverter o rumo do jogo onde só dava Desportivo.
A equipa de Bernardo Matsimbe anotou 21 pontos e garantiu a segunda vitória da Final, que embora se dispute a melhor de cinco jogo poderá ficar decidida já na terceira partida.
Pio Matos Jr foi o melhor marcador do jogo com 21 pontos, entre os locomotivas Helton Ubisse destacou-se com 11 pontos convertidos e nove ressaltos. O 3º jogo da Final é na quinta-feira (02), a partir das 19 horas, no Pavilhão do Maxaquene.