Dois indivíduos, cujos nomes não foram revelados, encontram-se detidos nas celas da 1ª esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM), desde a última sexta-feira (24), na cidade de Nampula, indiciados de extorsão a automobilistas de transporte de pessoas e bens.
Os visados, segundo apurámos naquela unidade policial, são reincidentes e faziam-se passar por fiscais rodoviários da Polícia Municipal de Nampula. Para ludibriar as suas vítimas, eles trajavam colectes reflectores semelhantes aos dos funcionários da edilidade e interpelavam motoristas na via pública.
Todavia, as acções dos dois indivíduos não perduraram, tendo caído nas mãos das autoridades policiais quando, outra vez, apreenderam o livrete e a carta de condução de um automobilista e impuseram como condição para a vítima recuperar os seus documentos o desembolso de 500 meticais.
O @Verdade apurou na 1a esquadra da PRM que é a segunda vez que os dois cidadãos são detidos em conexão com o mesmo tipo de crime e a corporação estava no seu encalço em virtude de novas denúncias de vários condutores que se consideravam lesados.
A Polícia apela aos condutores para que prestem mais atenção porque as pessoas presas não são as únicas que cometem este tipo de infracção, havendo provavelmente outro grupo na urbe.