Duas pessoas identificadas pelos nomes de Selemane Genito e Mariamo Olindo, de 27 e 31 anos de idade, perderam a vida e outras nove contraíram ferimentos graves e ligeiros, na sequência de um acidente de viação ocorrido na tarde de segunda-feira (27), no posto administrativo de Ilute, no distrito de Mogovolas, província de Nampula.
São apontadas como prováveis causas do sinistro, que semeou luto em duas famílias, a degradação da via de acesso em que a viatura circulava, a negligência por parte do automobilista e as deficiências mecânicas do mesmo veículo.
Arcanjo Mateus, tio de Selemane Genito, disse ao @Verdade que o sobrinho perdeu a vida no local do acidente. A camioneta que circulava da vila de Murrupula para a sede do posto administrativo de Ilute transportava também alguns bens.
Mateus confirmou ainda que a viatura em que a vítima se fazia transportar apresentava problemas relacionados com os travões. O nosso entrevistado contou que o carro, que supostamente circulava a uma velocidade não moderada, capotou num troço esburacado.
Segundo o nosso interlocutor, a outra pessoa morreu a caminho do Centro de Saúde de Murrupula, para onde foram levadas as outras vítimas que viajavam na mesma camioneta. O motorista, que contraiu contusões graves na cabeça em virtude de o pára-brisas ter quebrado, tentou pôr-se em fuga mas caiu nas mãos da Polícia.
A nossa Reportagem contactou a Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, para obter mais dados sobre o acidente mas Sizi Panguene, substituta do porta-voz do comando provincial local, não confirmou nem negou a ocorrência. Ela disse que não recebeu nenhuma informação sobre o caso e tinha de contactar o Comando Distrital de Mogovolas.