Duas famílias, uma composta por sete membros e outra por quatro, ambas sitas na localidade de Magige, no distrito de Gúruè, na província da Zambézia, estão ao relento desde segunda feira (02), em consequência da destruição das suas habitações devido a uma queimada descontrolada.
Ambas as residências estavam construídas com base em material precário e foram consumidas pelo fogo na sua totalidade. O incêndio teria sido provocado por desconhecidos que supostamente se encontravam a trabalhar numa mata próxima das casas destruídas.
Titos Artur, proprietário de uma das casas destruídas, disse ao @Verdade que na altura do incidente não se encontrava em casa e recebeu chamadas telefónicas a alertá-los sobre a desgraça.
Argentina, proprietária da outra casa, não escondeu a sua tristeza causada pelo fogo. Ela não recuperou nenhum bem. As crianças foram salvas pelos vizinhos.
Neste momento, as duas famílias estão alojadas em tendas disponibilizadas pelo governo distrital enquanto aguardam pela criação de condições com vista a reconstruir as suas residências.
Refira-se que as queimadas descontroladas estão a tornar-se uma prática normal nas comunidades do distrito de Gúruè e a inacessibilidade de algumas vias dificulta a intervenção de bombeiros.