Os alunos de duas turmas do 1º e 2º ano, que frequentam o curso de Construção de Edifício, período nocturno, no Instituto Industrial e Comercial 3 de Fevereiro de Nampula (IICN), estão sem aulas da disciplina de Desenho há mais de um semestre devido à falta de docente.
Segundo os lesados, no 1º semestre deste ano, só tiveram três aulas, o que é preocupante porque a disciplina em causa é fundamental para a formação deles.
A cadeira que não está a ser ministrada estava sob responsabilidade de um docente turbo que lecciona a mesma disciplina no curso de Arquitetura, na Unilúrio em Nampula, onde passa maior tempo, devido as exigências impostas pela respectiva direcção.
Refira-se que o Conselho Nacional do Ensino Superior no país proibe a existência de docentes turbos, ou seja, que leccionam mais de uma instituição.
Carlos Migode Sale, director do IICN, reconhece a reclamação dos estudantes e diz que a solução é contratar um novo docente mas em Nampula há falta de quadros formados na área de Desenho.
O director explica também que o docente de dava a disciplina em alusão sofre de uma doença prolongada que lhe impede de trabalhar.