Quantcast
Channel: @Verdade online
Viewing all articles
Browse latest Browse all 11095

Basquetebol: Desportivo novo “rei” da modalidade da bola ao cesto na cidade de Maputo

$
0
0

O Desportivo sagrou-se, no pretérito sábado (16), campeão da cidade de Maputo na modalidade de basquetebol em seniores masculinos. Os alvinegros despacharam o Ferroviário pelo agregado de 2 a 0, com os parciais de 48 a 39 e 70 a 63, e conquistaram o troféu que os consagrou como novos “reis” da modalidade na capital moçambicana.

Foi, diga-se, um dos melhores campeonatos da cidade de Maputo na última década. No primeiro dos três confrontos, visto que a final seria disputada no sistema de play-off a melhor de três, jogando no seu pavilhão, o Desportivo conseguiu levar a melhor sobre o seu rival.

O pavilhão dos alvinegros não esteve lotado, mas recebeu mais de 1.000 espectadores que compraram o ingresso para ver ao vivo o primeiro embate entre as duas melhores equipas da cidade de Maputo e, quiçá, do panorama basquetebolístico nacional.

Jogando em casa, o Desportivo assumiu as despesas do jogo face a um Ferroviário que nos primeiros dois períodos andou a leste dos acontecimentos por culpa da falta de inspiração do seu base-armador, Ermelindo Novela.

No primeiro período, os anfitriões converteram 20 pontos, mais nove que os locomotivas.

Em desvantagem, a equipa de Horácio Martins, na segunda etapa, tentou passar para a frente do marcador, mas as suas aspirações foram reduzidas a cinzas, uma vez que o Desportivo continuava na mó de cima.

Neste período, o segundo, o Desportivo marcou nove pontos contra oito dos locomotivas e saiu para o intervalo a vencer por uma diferença de 10 pontos, ou seja, 29 a 19.

No reatamento, o Ferroviário de Maputo teve o seu melhor momento na partida no que toca à concretização. Na terceira etapa, a equipa de Ermelindo Novela e companhia marcou 11 pontos, mas três que a equipa de Bernardo Matsinhe.

À entrada do quarto e derradeiro período, o Desportivo vencia pela marca de 37 a 30. Nesta fase de jogo, os alvinegros foram avassaladores. Os anfitriões converteram 11 pontos contra apenas nove do Ferroviário e estabeleceram o resultado final em 48 a 39.

Alvinegros campeões na casa do seu rival

Depois do triunfo na partida inaugural dos play-off da final do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo, o Desportivo de Maputo precisava de uma vitória para festejar o título.

Tal como fizera na partida anterior, mesmo jogando na casa dos locomotivas, os alvinegros assumiram as rédeas do jogo e, volvidos dois minutos, já venciam por 6 a 0 graças a dois lançamentos certeiros de David Canivete Júnior na linha dos 6 e 25m.

Ermelindo Novela voltou a estar aquém das expectativas e o Ferroviário perdeu o primeiro período pelos esclarecedores 17 a 8.

Depois do período inicial, o jogo tornou-se bastante combativo, diga-se de passagem. Talvez Ermelindo Novela e companhia tenham interpretado mal a agressividade que lhes pedira Horácio Martins.

Os atletas alvinegros, Snoop, Boane e Paulo foram agredidos e terminaram o jogo com ferimentos no rosto.

Face ao comportamento dos jogadores locomotivas, houve uma tentativa de retaliação dos jogadores do Desportivo, mas Bernardo Matsinhe soube amainar os seus pupilos.

O base-armador Pio Matos Júnior era a unida mais produtiva dos alvinegros. Aquele atleta levou sempre a melhor sobre Ermelindo Novela, que nas duas partidas da final esteve irreconhecível.

No termo dos quatro períodos, a vitória voltou a sorrir às hostes da equipa de Bernardo Matsinhe pelos claros 70 a 63 que, com este triunfo, se tornou o novo “rei” da modalidade da bola ao cesto na capital moçambicana.

Importa referir que o Ferroviário foi o vencedor das duas últimas edições do Campeonato da Cidade de Maputo.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 11095