Pelo menos quatro pessoas morreram e outras 16 contraíram ferimentos graves, vitimas de 25 acidentes de viação ocorridos semana passada na cidade de Maputo, a capital moçambicana.
De acordo com o porta-voz da Polícia moçambicana (PRM), Orlando Mudumane, este número de vítimas representa um aumento, comparativamente a igual período do ano passado em que 18 acidentes de viação ceifaram a vida a duas pessoas. Ainda na semana passada, a Polícia de Trânsito (PT), a nível da cidade de Maputo, fiscalizou 4.910 viaturas, das quais 32 foram apreendidas por diversas irregularidades.
No mesmo período, 2.216 automobilistas foram multados por diversas infracções ao código de estrada. “Fizemos 80 testes de alcoolemia a igual número de automobilistas e 23 acusaram níveis excessivos de álcool no sangue”, disse o porta-voz.
Naquele espaço de tempo, a PRM deteve 92 indivíduos indiciados de diversos crimes. Enquanto isso, a polícia repatriou, aos seus países de origem, 72 imigrantes ilegais com destaque para paquistaneses, bengalis, camaroneses, somalis, senegaleses e quenianos.